segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Guia acadêmico - Passe-estudante











Para utilizar o transporte coletivo municipal de Blumenau até a FURB pagando meia-passagem, o estudante deve comparecer nos pontos de atendimento do Consórcio SIGA e fazer o Cartão Passe-Estudante.
Para ter o direito à meia-passagem, o estudante deve morar a mais de um quilômetro de distância da Instituição.
Como proceder para cadastros Novos
Alunos que ainda não utilizam o Passe-Estudante devem proceder da seguinte forma: primeiro fazer o pré-cadastramento no site www.cartaosiga.com.br . Somente depois da confirmação, devem ligar para o 0800 643 7442 e agendar um horário para apresentar os documentos na sede do Consórcio Siga. É necessário estar acompanhado um responsável, no caso dos menores de 18 anos. O Consórcio Siga é formado pelas empresas de transporte coletivo Glória, Rodovel e Viação Verde Vale.
Documentos necessários:

- Cartão da biblioteca ou outro documento que contenha seu código pessoa
- Carteira de identidade e CPF ou certidão de nascimento
- Comprovante de residência – atual, validade de 02 meses (água, luz ou telefone)
* Residência alugada ou em nome de terceiros – contrato de locação autenticado ou declaração de residência autenticada em cartório, juntamente com o comprovante de residência atual e original - aluno deve morar a mais de 1 (um) quilometro de distância da instituição
- Todos os documentos devem ser originais
- Estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável
- O aluno deve obrigatoriamente estar presente

Os alunos da FURB estão dispensados de apresentar comprovante de matrícula, pois a Universidade disponibilizou esta informação via sistema web para o Consórcio SIGA.
Os cadastros novos são isentos de taxa. Para o recadastro é cobrada uma taxa de R$ 3,00 que será incluída na sua primeira compra de passe.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Guia acadêmico - Câmpus da FURB









Pra começo de conversa, vamos falar um pouco dessa palavra que confunde muita gente por aí: "Câmpus". O professor Sérgio Nogueira, no site G1, explica: Em latim, o plural de campus é CAMPI. Se for aportuguesada, recebe acento circunflexo e deverá fazer plural como todas as paroxítonas terminadas em “s”: os lápis, os tênis, os pires, os bônus, OS CÂMPUS.  A FURB utiliza o plural da palavra campus em português, ficando, portanto, "câmpus"

Resumindo:
  • Se quiser escrever em latim, escreva: o campus/ os campi
  • Se quiser escrever em português, escreva: o câmpus/ os câmpus

Os principais câmpus da FURB são o 1, 2 e 3. O câmpus 1 concentra a maior parte dos serviços que a Universidade oferece: Biblioteca Central, Complexo Desportivo, ETEVI (ensino médio), FURB Fm, FURB TV, Praça de Atendimento ao Estudante, Ambulatório Universitário, Clínica de Psicologia, etc.. O câmpus 1 está situado na Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Victor Konder, bem próximo do centro de Blumenau.

Já o câmpus 2 é onde vários cursos do Centro de Ciências Tecnológicas tem aulas (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química e Design). Lá você também encontra o Instituto FURB e uma Biblioteca Setorial. O câmpus fica na Rua São Paulo, 3250, bairro Itoupava Seca.

O câmpus 3 possui a Clínica de Fisioterapia e várias Clínicas de Odontologia, que prestam atendimento à comunidade. O campus também conta com vários laboratórios do curso de Farmácia, um espaço do curso de Gastronomia e uma Biblioteca Setorial. O campus 3 fica na Rua São Paulo, 2171, bairro Itoupava Seca. 

Você pode conferir os mapas dos câmpus 1, 2 e 3 no site da FURB, com a divisão dos blocos, para encontrar a sua sala no primeiro dia de aula com facilidade! Acesse www.furb.br/mapas.

O câmpus 5 é um pouco mais afastado do centro de Blumenau, situado na Rua Samuel Morse, 768, bairro Fortaleza Alta. Lá foi recentemente inaugurado o Hospital Universitário, e também concentra o Biotério Central e algumas Clínicas Veterinárias, onde são realizadas atividades do curso de Medicina Veterinária.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guia acadêmico - Moradia


Hoje a dica da seção Guia acadêmico é para quem está vindo de fora. É muito comum a FURB receber alunos de várias cidades do Vale do Itajaí, de todo o Estado e inclusive de fora dele (muito comum no curso de Medicina). Para quem não quer se deslocar da sua cidade todos os dias para vir até a Universidade, como fazem muitos dos alunos de Indaial, Gaspar, Brusque, Timbó e outras cidades, a dica de hoje são os classificados da FURB.

Está vindo para Blumenau e ainda não achou lugar para morar? Conte com a FURB! Acesse a página www.furb.br/classificados e clique no link "Moradia". Lá você encontra vários anúncios de alunos ou pessoas da comunidade querendo dividir apartamento, alugar, vender. Na parte superior você pode selecionar anúncios de "alugo", "divido", "procuro" e um link com o contato de várias imobiliárias da cidade, se você preferir. Curtiu?

Ah! E se você já está matriculado na FURB, pode criar um anúncio também. Clique no link "Meus anúncios" - "Ver meus anúncios" e no espaço para alunos e ex-alunos, digite o seu nome de usuário e senha. Esqueceu o seu nome de usuário? É só acessar www.furb.br/nomedeusuario, digite o seu código de pessoa, que está no seu resumo de matrícula, e a senha de 6 (seis) dígitos que você digitou no dia da matrícula aqui na FURB.

Qualquer dúvida, é só entrar contar com a gente! Boa sorte na procura!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Guia acadêmico - Prática Desportiva


E aí, curtindo as férias? Aproveite! Logo uma nova fase da sua vida irá começar. E que tal chegar no primeiro dia de aula bem informado sobre a FURB? A partir de hoje, você confere aqui no Blog do Interação postagens com o tema "Guia acadêmico", pra você chegar aqui na FURB dia 27/02 cheio de conhecimento sobre a Universidade!


Hoje o assunto é a prática desportiva.

Durante todo o curso você pode usufruir do Complexo Desportivo da FURB, porém no primeiro ano do curso é obrigatória a Prática Desportiva. Se você já fez a sua matrícula, percebeu que está matriculado nessa disciplina (Prática desportiva - Educação Física I). Na primeira e segunda fases do curso, o acadêmico é matriculado automaticamente nela. Na primeira semana de aula, você deve ir até o Ginásio de Esportes do câmpus I (Sala GE-104) para escolher a modalidade de esporte a ser praticado.


As modalidades? São várias! Capoeira, dança de salão, futsal, ginástica local, hidroginástica, musculação, natação, pilates solo, tai chi chuan e voleibol; tudo pra você ser um universitário saudável e disposto!


Ficou até díficil escolher uma só, né? Você se matricula em uma modalidade, e depois se alguma outra ainda tiver vaga, pode se matricular também! 


Se você quiser saber mais informações sobre o assunto, é só acessar a página www.furb.br/pde ou entrar em contato com a Coordenação da Prática Desportiva. Envie um e-mail para pde@furb.br ou ligue para (47) 3321-0263.


Ótimo resto de férias! :)