quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Enem 2012


O Enem será aplicado em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. No primeiro dia, o exame terá duração de 4h30, com início às 13h e término às 17h30. No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30. O Enem terá uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.
Confira abaixo algumas dicas de assuntos que você deve focar nesta reta final:
ÁreaO que você deve focarDicas
Redação - Treine o texto dissertativo. O Enem avaliará a sua capacidade de argumentação. Poderá cair um desses três eixos temáticos: o homem frente a si mesmo (felicidade, honestidade, crenças...), o homem frente ao homem (justiça social, atuação política, violência...) e o homem em relação ao meio biofísico (meio ambiente, poluição, preservação de recursos naturais...) - O Ministério da Educação (MEC) liberou uma cartilha explicando como funciona a redação. Vale a pena dar uma olhada! Confira neste link.
Português - Estude principalmente figuras de linguagem, variantes linguísticas (texto formal ou informal, norma culta), funções da linguagem (referencial, poética, metalinguístifca...), gêneros textuais (carta, crônica...)
 - A gramática no Enem é avaliada no contexto do enunciado. Estude como um tempo verbal pode alterar o sentido de uma frase.
 - A prova de Linguagens é a única do Enem em que a resposta pode estar no próprio enunciado. Por isso, faça uma boa leitura da questão.
Inglês - A prova de inglês é essencialmente de interpretação de texto. Mas é importante assimilar as principais diferenças gramaticais entre o português e o inglês, como falsos cognatos, tempos verbais como o present perfect, a ordem dos adjetivos, os principais sufixos e prefixos, voz passiva e ativa, discurso indireto e frases condicionais. - Leia sites de jornais ingleses e americanos, principalmente matérias sobre política, ciência e economia, que geralmente são abordadas nas questões. Isso o ajudará a entender a estrutura do idioma e a conhecer novos vocabulários.
Espanhol - Assim como no inglês, no espanhol é preciso dar atenção à interpretação de texto. Podem cair questões gramaticais ligadas à diferença entre os advérbios muy e mucho, o uso do pretérito indefinido e o pretérito perfeito e estilo indireto. - O vocabulário deve ser sempre estudado em um contexto. Para aperfeiçoar a leitura, leia alguns textos acadêmicos, publicados por universidades de países como México e Espanha.
Matemática - Estude porcentagem, conversão de medidas, sólidos geométricos, cálculo de área, funções trigonométricas, funções do 1º e do 2º graus, equações do 1º e do 2º graus, razão e proporção (regra de três, o que diretamente proporcional ou inversamente proporcional). - Fique atento à leitura de gráficos e tabelas, que sempre aparecem nas questões. Preste muita atenção aos pontos de máximo e mínimo nas funções apresentadas.
História
 - Dê uma revisada em movimentos sociais ao longo da História (organização e lugar do operariado, camponeses, movimentos populares anti-escravidão no Brasil, luta das mulheres por diretos civis e políticos).
 - Veja também civilizações indígenas no Brasil e na América e manifestações de cultura popular (Maio de 1968, Diretas Já...).
 - É preciso quase sempre relacionar um texto à uma imagem. Na hora da prova, vale a pena prestar atenção até às legendas e às fontes de onde os materiais foram retirados.
Geografia - Estude urbanização (cidades, problemas sociais e ambientais urbanos), a questão da indústria mundial, questões ambientais (desmatamento, desgaste de solos), energia (construção de usinas hidrelétricas e suas consequências para o meio ambiente e sociedade), água (de abastecimento à geração de energia). - Fique atento: na geografia é comum a abordagem de temas ligados à outras áreas, como física e biologia. Por exemplo: questões sobre energia podem abordar tanto aspectos científicos como geográficos.
Biologia - É importante estudar assuntos ligados à ecologia (ciclos biogeoquímicos - carbono, água e nitrogênio), poluição ambiental, teias alimentares (energia e matéria) e bioquímica relacionada à botânica (fotossíntese). - Os assuntos que mais caem giram em torno de ecologia, fisiologia (humanos e doenças) e citologia (incluindo manipulações de DNA).
Química - Dê uma boa revisada em cálculo estequiométrico, equilíbrios químicos, soluções, termoquímica. - Na parte de orgânica é importante que o estudante conheça as funções e tenha noções de isomeria (plana e espacial)
Física - Estude principalmente relações energéticas, transformações de energia, circuitos elétricos, energia mecânica. Também é comum aparecer no exame questões sobre Leis de Newton, empuxo e propagação de ondas. - A física cobrada no Enem é quase sempre ligada ao cotidiano do estudante. Podem cair questões sobre consumo energético de equipamentos eletrônicos de casa (como chuveiro) associadas às leis de Ohm e à potência elétrica.


Fonte: Guia do Estudante.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais de 4 mil alunos passaram pelos 4 campi da Universidade no último Interação FURB



Amanda Krieger Lira, 16 anos, estava em dúvida sobre qual curso superior fazer quando encerrar o ensino médio. Na quarta-feira (26/9), após duas oficinas no Interação FURB, a estudante do 2º ano do Colégio Cônsul Carlos Renaux garante que conseguiu clarear as ideias: vai optar pela Medicina Veterinária. “Estava em dúvida, achava que poderia fazer Medicina também. Mas ao participar das oficinas, vi que o currículo e as áreas de atuação da Veterinária se encaixam mais no meu perfil”, afirmou.
Amanda foi uma dos mais de 4 mil estudantes do ensino médio, de 140 escolas de várias cidades catarinenses, que visitaram a Universidade Regional de Blumenau na nona edição do Interação FURB. O projeto, organizado e promovido pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing, tem como principal objetivo auxiliar estes jovens a decidir qual curso de graduação fazer. As atividades aconteceram durante todo o dia, com oficinas, palestras e visitação a setores nos quatro campi da instituição.
E assim como Amanda, muitos outros estudantes chegaram ao Interação FURB com muitas dúvidas na cabeça. “Já pensei em fazer Administração, mas não tenho certeza ainda. Visitar a FURB e conhecer outras áreas me fez pensar em outras possibilidades”, conta Marileusa Oliveira Costa, do 3º ano do Colégio Estadual Pedro Américo, de Agrolândia.
Outros, porém, já tinham na ponta da língua qual profissão pretendem exercer. “Quero ser professora na área de Ciências Biológicas. Minha mãe sempre me incentivou, e as oficinas me ajudaram a ter certeza”, contou Crislaine Borges dos Santos, também de Agrolândia. Dione de Souza, não conseguiu vaga em uma oficina de Design, curso que já decidiu fazer, mas acompanhou a colega de classe na palestra “Mundo da Logística”, do curso de Administração. “Valeu a pena”, garantiu. "Pretendo continuar os negócios do meu pai, que tem uma fábrica de pijamas em Brusque”, explicou Edu Cristian Neuber Reis, outro aluno do Carlos Renaux. “Eu já sabia desde pequeno que queria trabalhar com isto”, revelou Valciel Machado, da Escola de Educação Básica Domingos Sávio, de Ascurra, enquanto aguardava o início da oficina de robótica, sobre programação de robôs, do curso de Ciências da Computação.
Aplicativo
A FURB lançou, no dia do Interação FURB, um aplicativo especialmente para quem vai fazer o vestibular. Mas ele só entrará no ar se o código for quebrado. E você pode ser o responsável pela solução desse enigma.
Acesse o site, decifre o código e desbloqueie o aplicativo da FURB. Vale lembrar que a primeisa fase já foi desvendada e a segunda fase já está no ar, venha colaborar!