sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Escolha Profissional


 Para escolher uma profissão, basicamente você precisa saber sobre si mesmo e sobre o mundo do trabalho. 
Aqui vão algumas questões que você pode fazer a si mesmo que vão fazer você refletir muito, minha dica é escrever e compartilhar com a sua família e amigos e conversar sobre:

- Quem eu sou?
- Que coisas gosto mais de fazer?
- Que coisas eu menos gosto de fazer?
- O que eu gosto de fazer e não posso fazer?
- Quais são os valores mais importantes para mim? E para minha família? E para a sociedade?
Agora faça uma comparação entre as coisas que gosta, não gosta e faz, e também dos seus valores, da sua família e sociedade.
- Em que tipo de ambiente você prefere trabalhar? Ao ar livre, fechado, silencioso, movimentado, limpo, organizado, etc... Por quê?
- Prefere fazer tarefas sozinho ou com outras pessoas? Em que situações?
- Gostaria de fazer algo que envolva precisão, detalhe, pequenos movimentos manuais? Ou que exija movimentos corporais amplos, força física e resistência? Ou num trabalho que necessite convencer pessoas, falar com público, ser compreensivo?
Pergunte para seus amigos:
- Como você me vê?
- Quais minhas características mais marcantes?
- Para qual tipo de profissão você acha que eu levo mais jeito?

Eu fiz essa atividade com os meus amigos e familiares, acredite, você vai se surpreender! Aproveite os resultados e faça uma lista do que você concorda e realmente acha que tem relação com quem você é.
Para concluir, é muito interessante entrevistar profissionais das áreas que você mais se identifica, aí vão algumas perguntas que você pode fazer que ajudarão a esclarecer muitas coisas sobre a profissão:

- O que é a sua profissão?
- Para que serve?
- Qual a importância dela na sociedade?
- Como é o curso que você fez?
- Você fez estágio?
- O curso prepara para o desempenho profissional?
- Como você se sente realizando o seu trabalho?
- Se fosse possível, você mudaria de profissão? O que faria?
- Por que você escolheu essa profissão?
- Ela correspondeu às suas expectativas?
- Quais dicas você daria para quem vai começar?
- Como está o mercado de trabalho e a remuneração nessa área?

Com todas essas informações, você poderá refletir e decidir. A escolha profissional só depende de você, então, boa sorte, sucesso e felicidade na sua caminhada!

Por Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB


Fonte: SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. São Paulo: Brasiliense, 2009. 112 p.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas para você ficar tranquilo no Vestibular ACAFE



1. Onde:
Confirme o local de realização da prova em www.acafe.org.br (até 24 de novembro às 17h30), se você nunca foi à FURB, dê uma volta até lá e conheça o seu local de prova, assim ficará mais tranquilo, pois conhecerá melhor o trajeto e tudo que você não precisa no dia é se perder.

2. Quando:
A prova será no dia 25 de novembro das 13h às 18h. Não vá perder anos de estudo por chegar atrasado. Além de considerar o trânsito no dia, chegue com no mínimo meia hora de antecedência, assim você terá tempo para ir ao banheiro, entrar na sala e relaxar antes do início da prova.

3. Leve:
- Documento de identidade oficial (original ou fotocópia autenticada).
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, (o bom é levar 2 e verificar se têm carga)
- Lápis ou lapiseira (2 é bom);
- Borracha.

4. Não leve:
Calculadora, celular, smarthphone, tablets, ipod, notebook, pendrive, máquina fotográfica, alarme de carro, relógio (qualquer tipo), óculos escuros, boné. O melhor é deixar tudo isso em casa. Se é fundamental levar, deixe os eletrônicos desligados, e coloque no local que será indicado pelo fiscal da sala.
Se você for pego com algum desses itens, será eliminado do vestibular.
Lembrando que não pode conversar (óbvio), usar calculadora, ou qualquer material de consulta.

5. Revise:
Você já estudou muito por anos. Neste momento, se for estudar e se sentir mais seguro, tudo bem, mas se vai ficar nervoso, vá relaxar. Revise só as matérias que você mais domina, assim vai se sentir mais seguro no que já vai bem, esteja consciente de que não é hora para aprender.

6. Relaxe:
É difícil, mas é simples, você pode fazer alguma coisa que gosta: tocar instrumento musical, assistir a filmes, conversar com amigos, passear com a família, navegar na internet, praticar um esporte, mas vá de leve. Relaxe e recarregue as baterias, pois você precisará de muita energia para fazer a prova.

7. O que comer:
Alimente-se de forma saudável e com o que você esteja acostumado. Estar bem alimentado é fundamental para fazer um bom vestibular. Como o vestibular é à tarde, você terá que almoçar, prefira comidas saudáveis, leves e aquelas que estiver acostumado.
Para recarregar as energias durante a prova, a dica é levar:
- Água (coloque no chão para não molhar sua prova, nem cartão resposta);
- Chocolate, bolacha, barrinha de cereal, maçã, banana (o que preferir).

8. O que usar:
Use roupas leves e confortáveis. Uma sugestão é uma calça que você usa na academia, ou aula de educação física com a camiseta do ‘terceirão’, ou a que ganhou no Interação FURB.

9. Estratégia:
Veja o tema da redação, faça anotações da sua ideia para o texto que vai escrever. Comece respondendo as questões das disciplinas que mais domina, assim você ganhará tempo e confiança. Enquanto isso, seu cérebro vai ficar trabalhando o tema da redação. Nas questões que não souber responder, ou te der um branco, passe para a próxima, e deixe estas para o final.

10. Tempo:
É importante ter um tempo confortável para passar as respostas para o cartão-resposta, e escrever a redação à caneta. Se durante a prova você se deparar com questões que não sabe responder, deixe para o final e passe primeiro para o cartão as respostas das disciplinas que mais domina.

11. Deu branco:
Respire fundo, tome água, coma alguma coisa, vá ao banheiro. Quando voltar à prova, estará mais tranquilo.

12. A prova:
Composta por uma redação e 60 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, com 4 alternativas de resposta, das quais somente uma deverá ser assinalada como correta. A Redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

13. Disciplinas número de questões:
Português: 10
Literatura: 04
Língua Estrangeira: 04
Matemática: 07
Física: 07
Química: 07
Biologia: 07
História: 07
Geografia: 07

Por: Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB

Fonte: Edital Vestibular ACAFE 2013. Disponível aqui
.
MARTINS, Fernanda Bernardo; HEUMANN, Sabine. Jornal de Santa Catarina: 12 dicas para estar na UFSC 2012. 08/12/2011 Disponível aqui.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que é Orientação Profissional?

Escolher uma profissão é muito mais do que fazer um teste psicológico:

A orientação profissional é um trabalho que leva você a tomar contato consigo mesmo, conhecer-se um pouco melhor, saber descobrir quais valores, interesses, motivações e potencialidades podem ser desenvolvidas no trabalho escolhido”.

No processo de facilitação da escolha, que pode ser feito em consultório psicológico, e preferencialmente em grupo, a pessoa que busca orientação, será levada a se auto-conhecer, refletir sobre o momento da escolha, buscar informações sobre o mundo, sociedade, política, economia, mercado de trabalho, influências da família e informações sobre os cursos e profissões. Não espere que o orientador escolha por você, ele levará você a fazer a sua própria escolha, afinal, a escolha da sua profissão é de sua responsabilidade.

Se na sua escola você não tem o serviço de Orientação Profissional, você pode discutir com os seus amigos algumas questões como:
  • Quem eu sou?
  • O que espero para o meu futuro?
  • Quais são minhas características mais marcantes?
  • Por quais profissões eu me interesso?
Depois desta discussão, vocês podem buscar informações sobre os cursos e profissões, na FURB você pode encontrar informações na RevistaEscolha Certa, na página dos cursos , vídeos sobre os cursos e tem também a oportunidade de conhecer nossos cursos participando do Interação FURB (próxima edição em 25 de setembro de 2013). É interessante visitar locais de trabalho das profissões que lhe interessam, fazer fotos e vídeos e compartilhar com os amigos.

Quando você tiver bastantes informações sobre si mesmo e sobre as profissões, é a hora de escolher, e depois de ter escolhido, chega o momento começar a caminhada, passar pelos obstáculos e batalhar para alcançar o seu objetivo, fazer acontecer a própria escolha. Sempre estamos escolhendo, esta não será a primeira, nem a última escolha profissional da sua vida. O importante é que esta seja a melhor escolha para este momento que você está vivendo.

Por Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB




Fonte: SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. São Paulo: Brasiliense, 2009. 112 p.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é escolha profissional?


“O momento da escolha é quando a gente pode olhar para trás e para frente ao mesmo tempo, decidindo o caminho a seguir.” Dulce Helena Penna Soares.

Escolher não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma profissão, pois sempre que escolhemos, temos que deixar todas as outras opções para trás. Seria fácil escolher a profissão relacionada ao que eu gosto de fazer, mas nem sempre é assim simples. Existem muitos fatores que influenciam na nossa escolha profissional, e identifica-los pode tornar nossa escolha profissional mais clara. É possível sim optar pelo que já gostamos de fazer, se você descobrir qual é a profissão, lute por isso.

Desde que nascemos nossos pais tem um projeto para o nosso futuro. Quando crianças, temos preferências por algum tipo de brincadeira, e sempre ficamos respondendo àquela pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Na adolescência, nos identificamos com disciplinas, professores e profissionais, e já vamos desenvolvendo algumas habilidades, e fazendo projetos para o futuro. Faça um exercício, escreva um texto com o tema “EU E MEU FUTURO”, assim você poderá visualizar o seu projeto profissional e os passos que deve dar nessa caminhada. Depois, mostre para os seus amigos e pais e converse sobre a opinião deles sobre o seu futuro.

Agora que você já escolheu para qual curso vai prestar o vestibular, planeje a sua carreira. O planejamento do futuro deve sempre levar em conta o presente, o que está acontecendo no mundo, na sociedade, na política, economia, mercado de trabalho, na sua família e na sua vida. Esteja sempre aberto às oportunidades que aparecem, pois elas podem não estar previstas, mas podem ser determinantes em sua caminhada. O importante é que você tenha um planejamento de carreira, e que ele seja flexível.
Não existe escolha definitiva, existe sim a melhor escolha para esse momento na sua vida, e quanto mais informações você buscar, quanto mais refletir, mais perto da melhor escolha você chegará. Fique tranquilo, porque por mais que a escolha de um curso superior seja fundamental na sua vida, você sempre continuará escolhendo: onde fazer estágio, em qual área se especializar, onde trabalhar, com quem trabalhar, o que fazer, ser o seu próprio chefe?

Escolha profissional é a reflexão sobre si mesmo, busca de informações, decisão da profissão a ser desempenhada no futuro e elaboração de um projeto de vida.

Por Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB.




Fonte: SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. São Paulo: Brasiliense, 2009. 112 p.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

15 filmes sobre o meio ambiente



Não é só história que podemos estudar com a ajuda de filmes. Estamos a 25 dias do vestibular da ACAFE e pra te ajudar a entender as questões ambientais, que tal a listinha abaixo? O meio ambiente é um tema que pode cair na parte de atualidades do vestibular, especialmente com a conclusão do Rio+20, então não deixe de estudar!

1.    A ÚLTIMA HORA (2007)
É um documentário, narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, que aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade.

2.    ESTAMIRA (2005)
Um documentário sobre uma mulher esquizofrênica de 63 anos que trabalhou por mais 20 anos em um lixão do Rio de Janeiro.

3.    A HISTÓRIA DAS COISAS (2007)
O documentário fala sobre todas as etapas de produção de produtos que afetam nossa vida e comunidades em diversos países - desde a extração, produção, até a venda, consumo e descarte.

4.    MATARAM IRMÃ DOROTHY (2008)
Um documentário americano sobre a missionária e ativista ambiental Dorothy Stang, que foi assassinada a mando de madeireiros da Amazônia em 2005.

5.    ILHA DAS FLORES (1999)
É um curta que mostra o ciclo do tomate desde o cultivo até a chegada à mesa do consumidor e o seu descarte, indo parar no lixão. Faz uma crítica ao processo de geração de riqueza e desigualdades que surgem em seu caminho.

6.    A ENSEADA - THE COVE (2009)
É um documentário que mostra a matança dos golfinhos no Japão, onde cerca de 23 mil são mortos anualmente e muitos outros são capturados para serem enviados para parques de diversões.

7.    TERRA - DISNEY NATURE (2009)
O documentário que demorou 5 anos para ser filmado conta a história de três famílias: Uma família de ursos polares, uma manada de elefantes e uma baleia jubarte com seu filhote. Durante a narração da história, há uma viagem pelos mais diferentes lugares do planeta: Desde lugares inóspitos como desertos, até as terras mais férteis de florestas tropicais.

8.    LIXO EXTRAORDINÁRIO (2009)
Mostra uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

9.    CHICKEN A LA CARTE (2006)
É um curta sobre fome e pobreza causadas pela distribuição desigual de renda.

10. UMA VERDADE INCONVENIENTE (2006)
Um documentário que mostra uma análise da questão do aquecimento global, assinalando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

11. A ERA DA ESTUPIDEZ (2009)
Mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global.

12. HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA (2009)
É um documentário filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Visa sensibilizar, educar e conscientizar o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.

13. O PLANETA (2006)
Mostra as consequências da exploração indiscriminada da Terra. As equipes de filmagem viajaram durante dois anos, para 25 países, com o objetivo de entrevistar cientistas e investigar mitos sobre as mudanças climáticas.

14. MEAT THE TRUTH - UMA VERDADE MAIS QUE INCONVENIENTE (2008)
É um documentário sobre as alterações climáticas que mostra a pecuária industrializada como uma das principais causas do aquecimento global.

15. ALIMENTOS S.A. (2008)
É um documentário que apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo.