quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FURB fica em 228ª posição no Brasil de acordo com o Enade 2010

.
O Ministério da Educação divulgou, na última semana, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010. Foram avaliadas 2.176 instituições de ensino superior de todo o país, sendo 229 (11%) públicas e 1.947 (89%) privadas. Em Blumenau, a FURB, maior universidade da região, ficou na 228ª posição e recebeu conceito três – mínimo satisfatório da escala que vai até cinco. A instituição teve 40 cursos avaliados e nota de 2,80, 13 décimos a mais do o registrado em 2009.


O reitor da FURB João Natel, acredita que as novas avaliações estão mais próximas da realidade da instituição. Segundo ele, a análise do MEC sofre algumas intervenções, mas neste ano se mostrou mais fiel ao trabalho desenvolvido nos cursos da FURB. “Como o desempenho leva em conta os três últimos anos, penso que podemos buscar estímulos para melhorar ainda mais esse conceito”, projeta. Natel lembra ainda a garantia de que cursos com conceito quatro terão mais facilidade de incorporação pela UFSC.

A cidade ainda teve mais duas instituições de ensino superior figurando entre as 20 melhores de Santa Catarina, na lista das primeiras 400 do ranking nacional. Com um curso avaliado, o Senac Blumenau recebeu nota 3,10 (equivalente ao conceito quatro) e conquistou a 125ª posição no ranking nacional – sexta na lista do Estado.

Foco tecnológico


A terceira instituição blumenauense a figurar entre as melhores do Estado é o Senai Blumenau, responsável por três cursos avaliados. A unidade alcançou a nota de 2,57 (conceito três) e ficou com a 354ª posição nacional. A professora Maria Aparecida de Souza, coordenadora do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, destaque do Senai de Blumenau no exame e um dos sete melhores da área no país, diz-se satisfeita com o resultado e lembra que o resultado premia o empenho de professores e alunos. “Estamos felizes porque o curso virou referência graças ao trabalho intenso”, enaltece.


As outras instituições de ensino superior de Blumenau ficaram abaixo da linha das 500 melhores do país. Os campi blumenauenses da Uniasselvi, sob a chancela de Fameblu, ficaram com a 897ª colocação no ranking nacional, com 11 cursos avaliados e nota de 2,10 (conceito três). Com seis cursos avaliados, o Ibes também recebeu a nota 2,10 (conceito três) e ficou com a 901ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário