quarta-feira, 6 de junho de 2012

Apoio ao Estudante


Nós do Interação FURB recebemos vários questionamentos a respeito de Bolsas de Estudos e do FIES, então vamos falar sobre esses dois recursos que te ajudam a custear a graduação.

FIES – Programa de Financiamento Estudantil

Através do FIES é possível financiar até 100% das mensalidades, mas é importante lembrar que o FIES não é desconto, é um financiamento. O acadêmico que contratar o programa só começará a pagar 18 meses após a conclusão de seu curso. O prazo para o pagamento do valor financiado é de 3 vezes o tempo da utilização, ou seja, se você usou o programa por 03 anos, terá 09 para pagá-lo.

O programa deve ser recontratado todo semestre e é muito fácil, basta o acadêmico comparecer na Divisão de Administração Financeira e assinar a renovação. Os juros do FIES são de 3,4% ao ano.

O FIES está disponível para todos os cursos da FURB. O percentual de financiamento está diretamente relacionado à renda do grupo familiar, conforme abaixo:

  • Rendas de até 10 salários-mínimos – máximo 100%
  • Acima de 10 salários-mínimos até 15 salários-mínimos – máximo 75%
  • Acima de 15 salários-mínimos até 20 salários-mínimos – máximo 50%
  • Acima de 20 salários-mínimos – não terá direito ao financiamento.

As Bolsas de Estudos são recursos públicos destinados a ajudar a custear parte das mensalidades de graduação dos acadêmicos economicamente carentes. Para obter o benefício o aluno deve se candidatar todo semestre no Cadastro Socioeconômico. O número de bolsas de estudos é limitado e depende dos recursos disponíveis e das normas da Secretaria de Educação do Estado.

A FURB oferece ainda as seguintes bolsas:

Bolsas de Pesquisa, um projeto que incentiva os acadêmicos à iniciação científica, participando de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores.

Bolsas de Extensão que proporcionam aos alunos a atuação no meio comunitário, através de organizações da sociedade civil e ações da Universidade.

Bolsas de Cultura, onde o aluno tem a oportunidade de participar dos grupos culturais da universidade, como orquestra, coro, camerata de violões, Grupo de Danças Alemãs e Grupo Teatral Phoenix.

A FURB ainda dispõe de Estágios Internos – os acadêmicos desenvolvem atividades técnicas relacionadas a área estudada, uma ótima oportunidade para os que ainda não entraram no mercado de trabalho – e a Monitoria, que consiste em atividades técnico-didáticas desenvolvidas pelo acadêmico nos laboratórios da FURB.

Dentro da Universidade, hoje, o FIES é o programa com maior garantia de se custear a graduação por completo, já que a verba destinada às Bolsas de Estudo é limitada.

Lembrando que para contratar o FIES, é necessário que o aluno tenha feito o ENEM. As inscrições para a prova desse ano vão até o dia 15 de junho, e os pagamentos podem ser feitos até o dia 20 de junho.

Se ainda restarem dúvidas a respeito dos Programas de Apoio ao Estudante, o Blog, o facebook e o twitter, assim como o e-mail interacao@furb.br estão sempre abertos para o esclarecimento de questionamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário