sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Literatura na telona

O final de semana está ai e o Interação FURB traz mais uma dica divertida para estudar. No final de semana todo mundo quer relaxar e esquecer um pouco os estudos, mas o vestibular vai acontecer no dia 25 de novembro, não pode parar! Então que tal estudar com mais alguns filmes? Dessa vez a literatura brasileira.

Claro que ver os filmes não faz com que você não precise ler os livros, já que adaptações nem sempre seguem fielmente o enredo da obra original, mas pode ser uma maneira mais divertida de te ajudar a entender melhor os livros.

As seis obras abaixo foram dicas do site Guia do Estudante.

Viagens na minha terra, Almeida Garrett.

Almeida Garrett foi quem iniciou o movimento romancista em Portugal, e essa obra deu origem a um documentário que pode ser assistido pelo youtube.

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

O livro conta, de maneira bem  humorada, sobre as classes baixas no Rio de Janeiro na época de João VI, sob a ótica de Leonardo. O especial de 1995 traz Murilo Benício no papel de Leonardo e direção de Mauro Mendonça Filho.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Após sua morte, Brás Cubas decide narrar suas memórias neste livro que é uma das principais obras de Machado de Assis. O filme é de 2001, tem direção de André Klotzel e Reginaldo Farias no papel principal. Você pode encontrar o filme completo no youtube.

O Cortiço, Eça de Queirós

O livro conta com diversas histórias paralelas que acontecem no cortiço de João Romão, e ganhou uma adaptação para os cinemas em 1978, com Betty Farias no elenco e dirigido por Francisco Ramalho Jr. Também está no youtube e você pode achá-lo aqui.


Vidas Secas, Graciliano Ramos

A história fala sobre uma família de retirantes em busca de um futuro. O filme é de 1963, um drama dirigido por Nelson Pereira dos Santos que é aclamado internacionalmente, mantendo-se fiel ao livro e figurando em 1001 filmes para ver antes de morrer.

Capitães da Areia, Jorge Amado

O filme é recente, de 2011, dirigido por Cecília Amado e assim como o livro, ele conta a história de um grupo de garotos de rua chamados Capitães da Areia, vivendo em salvador.  Ambientado nos anos 30, Capitães da Areia bem poderia se referir a uma história atual. Você pode conferir o trailer aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário