quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Chegou a hora da escolha

Por Candice Nardelli Reif

Você sabia que, no Brasil, alunos já foram obrigados a estudar na escola disciplinas como Educação Moral e Cívica, Bordado e Horticultura? Pois é, as coisas mudaram, mas você vai concordar que o ensino médio ainda tem muito a evoluir. Você que é ligado em notícias já deve estar sabendo que está em discussão um ensino médio com conteúdos integrados e práticos, que façam sentido e despertem o interesse em estudar.
As mudanças estão por acontecer, mas o tempo não para e, ao concluir o ensino médio, você terá que decidir seu futuro profissional. E não é fácil escolher quando se tem 15, 16, 17 anos... A responsabilidade parece ser maior ainda se você toma a decisão como a mais importante da sua vida, impossível de voltar atrás.
Não é bem assim: o curso superior é apenas um passo que se dá em direção ao futuro profissional. Uma longa caminhada vem depois deste primeiro passo, muito trabalho, estudo, e diversão. Você poderá trocar de curso ou fazer mais cursos e especializações nas áreas que despertem o seu interesse.  Além de oportunidades no mercado de trabalho que vão te dar muita experiência.
A escolha certa é a melhor escolha para este momento! Todo dia temos que escolher, e continuaremos pelo resto de nossas vidas tomando decisões que mudarão nosso futuro. Para escolher uma profissão, é preciso que você saiba o que gosta de fazer, quais são as suas habilidades, obter informações sobre os cursos e profissões, além de saber o que o mercado de trabalho está precisando.
Ah, mas isso rende mais um post para o nosso blog: 10 dicas de como escolher uma profissão!

Fonte:
SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do Jovem ao Adulto. São Paulo: Summus, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário