quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O primeiro passo da carreira profissional

.
Você pode achar que concluir o terceirão foi o último passo da sua vida de estudos, mas, na verdade, foi só a base para o primeiro. Fazer um curso superior é o primeiro passo da vida profissional, onde você vai se direcionar para uma área.

A escolha para chegar à decisão de qual curso fazer leva em conta diversos fatores, como reconhecimento da instituição, horário das aulas, localização, valor da mensalidade, mercado de trabalho, gosto pela área, habilidades, aptidão, opinião de amigos, pais, professores... Enfim, decidir o futuro, ainda mais com 16, 17 ou 18 anos, é difícil, mas é necessário!

No ensino médio você precisa estudar um pouco de tudo, para ter conhecimentos gerais que lhe direcionem para qualquer área. A notícia boa é que na graduação é bem mais legal estudar, você vai aprender assuntos muito interessantes! Por isso, é importante gostar do que você vai estudar, senão, você vai achar tudo chato. É aí que você descobre que dentro de um curso existem diversas áreas onde você pode se especializar, e é por isso que a graduação é só o primeiro passo.

Tão importante quanto um curso de graduação para o futuro profissional é a experiência prática. Quando você trabalha na área em que está estudando, aplica os conhecimentos que aprende na sala de aula no seu trabalho, e também leva a sua prática diária para a sala de aula, questionando a teoria. O mercado exige, além de um bom diploma de uma universidade reconhecida, um currículo onde conste experiência. Nem sempre as empresas têm recursos como tempo e dinheiro para investir em você. Contratar uma pessoa com experiência, muitas vezes, é mais interessante para as empresas do que treinar pessoas.

Falando em treinamento, aproveite esse período de estudos para deixar seu inglês afiado! Pois no final da graduação aparecerão muitas oportunidades para trainee, e para participar desses processos, é fundamental ser fluente no idioma. Sem falar nas oportunidades de intercâmbios que as universidades oferecem.
Ah, e se você escolheu um curso, mas não tem certeza de que fez a escolha certa, não é o fim do mundo! Saiba que é possível mudar de curso, muitas vezes, dentro da própria universidade. Aqui na FURB, basta solicitar transferência interna, dá até para aproveitar as disciplinas já cursadas. O que importa é ser feliz, e saber que terá um futuro brilhante, fazendo o que gosta.

Fique tranquilo se você não passou no vestibular. É possível tentar entrar na FURB pelo histórico escolar ou com a nota do ENEM, você pode até tentar pelas duas formas. Em 2012, as inscrições estarão abertas a partir do dia 09 de janeiro, e vão até o dia 30/01

E se você escolheu um curso mais concorrido, e tem certeza que fez a escolha certa, vale a pena estudar mais um pouco e tentar novamente. Um ano ou um semestre na sua vida profissional é menos do que você estragar todo o seu futuro trabalhando numa área que não gosta.

Sucesso a todos!

Candice Nardelli Reif
Esp. Psicologia Organizacional e do Trabalho
Programa Interação FURB

Nenhum comentário:

Postar um comentário