quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas para você ficar tranquilo no Vestibular ACAFE



1. Onde:
Confirme o local de realização da prova em www.acafe.org.br (até 24 de novembro às 17h30), se você nunca foi à FURB, dê uma volta até lá e conheça o seu local de prova, assim ficará mais tranquilo, pois conhecerá melhor o trajeto e tudo que você não precisa no dia é se perder.

2. Quando:
A prova será no dia 25 de novembro das 13h às 18h. Não vá perder anos de estudo por chegar atrasado. Além de considerar o trânsito no dia, chegue com no mínimo meia hora de antecedência, assim você terá tempo para ir ao banheiro, entrar na sala e relaxar antes do início da prova.

3. Leve:
- Documento de identidade oficial (original ou fotocópia autenticada).
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, (o bom é levar 2 e verificar se têm carga)
- Lápis ou lapiseira (2 é bom);
- Borracha.

4. Não leve:
Calculadora, celular, smarthphone, tablets, ipod, notebook, pendrive, máquina fotográfica, alarme de carro, relógio (qualquer tipo), óculos escuros, boné. O melhor é deixar tudo isso em casa. Se é fundamental levar, deixe os eletrônicos desligados, e coloque no local que será indicado pelo fiscal da sala.
Se você for pego com algum desses itens, será eliminado do vestibular.
Lembrando que não pode conversar (óbvio), usar calculadora, ou qualquer material de consulta.

5. Revise:
Você já estudou muito por anos. Neste momento, se for estudar e se sentir mais seguro, tudo bem, mas se vai ficar nervoso, vá relaxar. Revise só as matérias que você mais domina, assim vai se sentir mais seguro no que já vai bem, esteja consciente de que não é hora para aprender.

6. Relaxe:
É difícil, mas é simples, você pode fazer alguma coisa que gosta: tocar instrumento musical, assistir a filmes, conversar com amigos, passear com a família, navegar na internet, praticar um esporte, mas vá de leve. Relaxe e recarregue as baterias, pois você precisará de muita energia para fazer a prova.

7. O que comer:
Alimente-se de forma saudável e com o que você esteja acostumado. Estar bem alimentado é fundamental para fazer um bom vestibular. Como o vestibular é à tarde, você terá que almoçar, prefira comidas saudáveis, leves e aquelas que estiver acostumado.
Para recarregar as energias durante a prova, a dica é levar:
- Água (coloque no chão para não molhar sua prova, nem cartão resposta);
- Chocolate, bolacha, barrinha de cereal, maçã, banana (o que preferir).

8. O que usar:
Use roupas leves e confortáveis. Uma sugestão é uma calça que você usa na academia, ou aula de educação física com a camiseta do ‘terceirão’, ou a que ganhou no Interação FURB.

9. Estratégia:
Veja o tema da redação, faça anotações da sua ideia para o texto que vai escrever. Comece respondendo as questões das disciplinas que mais domina, assim você ganhará tempo e confiança. Enquanto isso, seu cérebro vai ficar trabalhando o tema da redação. Nas questões que não souber responder, ou te der um branco, passe para a próxima, e deixe estas para o final.

10. Tempo:
É importante ter um tempo confortável para passar as respostas para o cartão-resposta, e escrever a redação à caneta. Se durante a prova você se deparar com questões que não sabe responder, deixe para o final e passe primeiro para o cartão as respostas das disciplinas que mais domina.

11. Deu branco:
Respire fundo, tome água, coma alguma coisa, vá ao banheiro. Quando voltar à prova, estará mais tranquilo.

12. A prova:
Composta por uma redação e 60 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, com 4 alternativas de resposta, das quais somente uma deverá ser assinalada como correta. A Redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

13. Disciplinas número de questões:
Português: 10
Literatura: 04
Língua Estrangeira: 04
Matemática: 07
Física: 07
Química: 07
Biologia: 07
História: 07
Geografia: 07

Por: Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB

Fonte: Edital Vestibular ACAFE 2013. Disponível aqui
.
MARTINS, Fernanda Bernardo; HEUMANN, Sabine. Jornal de Santa Catarina: 12 dicas para estar na UFSC 2012. 08/12/2011 Disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário