sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é escolha profissional?


“O momento da escolha é quando a gente pode olhar para trás e para frente ao mesmo tempo, decidindo o caminho a seguir.” Dulce Helena Penna Soares.

Escolher não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma profissão, pois sempre que escolhemos, temos que deixar todas as outras opções para trás. Seria fácil escolher a profissão relacionada ao que eu gosto de fazer, mas nem sempre é assim simples. Existem muitos fatores que influenciam na nossa escolha profissional, e identifica-los pode tornar nossa escolha profissional mais clara. É possível sim optar pelo que já gostamos de fazer, se você descobrir qual é a profissão, lute por isso.

Desde que nascemos nossos pais tem um projeto para o nosso futuro. Quando crianças, temos preferências por algum tipo de brincadeira, e sempre ficamos respondendo àquela pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Na adolescência, nos identificamos com disciplinas, professores e profissionais, e já vamos desenvolvendo algumas habilidades, e fazendo projetos para o futuro. Faça um exercício, escreva um texto com o tema “EU E MEU FUTURO”, assim você poderá visualizar o seu projeto profissional e os passos que deve dar nessa caminhada. Depois, mostre para os seus amigos e pais e converse sobre a opinião deles sobre o seu futuro.

Agora que você já escolheu para qual curso vai prestar o vestibular, planeje a sua carreira. O planejamento do futuro deve sempre levar em conta o presente, o que está acontecendo no mundo, na sociedade, na política, economia, mercado de trabalho, na sua família e na sua vida. Esteja sempre aberto às oportunidades que aparecem, pois elas podem não estar previstas, mas podem ser determinantes em sua caminhada. O importante é que você tenha um planejamento de carreira, e que ele seja flexível.
Não existe escolha definitiva, existe sim a melhor escolha para esse momento na sua vida, e quanto mais informações você buscar, quanto mais refletir, mais perto da melhor escolha você chegará. Fique tranquilo, porque por mais que a escolha de um curso superior seja fundamental na sua vida, você sempre continuará escolhendo: onde fazer estágio, em qual área se especializar, onde trabalhar, com quem trabalhar, o que fazer, ser o seu próprio chefe?

Escolha profissional é a reflexão sobre si mesmo, busca de informações, decisão da profissão a ser desempenhada no futuro e elaboração de um projeto de vida.

Por Candice Nardelli Reif, psicóloga e coordenadora do Programa Interação FURB.




Fonte: SOARES, Dulce Helena Penna. O que é escolha profissional. São Paulo: Brasiliense, 2009. 112 p.


Um comentário:

  1. viva! gostei do assunto e gostava de ter artigos de sobre orientação profissional, mais especificamente sobre a escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP).
    atenciosamente,
    Francisco Ernesto Francisco, guiambamondlane@gmail.com

    ResponderExcluir